Nesta terça-feira (08/07), moradores do município de Estação, no Rio Grande do Sul, foram marcados por um atentado que teve como alvo uma escola municipal. Uma criança de 9 anos foi morta, outras duas e uma professora ficaram feridas.
De acordo com as informações divulgadas pelas autoridades até o momento, um ex-aluno da unidade foi responsável pelo ataque. Trata-se de um adolescente, de 16 anos, que entrou na escola sob pretexto de deixar um currículo.
Segundo informações, depois de entrar na escola, o agressor pediu para usar o banheiro e usou bombinhas para assustar alunos e funcionários, antes de sacar uma arma branca e atacar as vítimas.
Com a confirmação das informações pelas autoridades locais, o governador do estado se pronunciou. Eduardo Leite (PSDB) afirmou que “é difícil encontrar palavras que deem conta da dor”.
“O que aconteceu não pode ser naturalizado, relativizado ou esquecido. Quero expressar minha solidariedade mais profunda às famílias atingidas, aos professores, alunos e profissionais da escola, e a cada morador da cidade”, disse.
O governador também confirmou que o menor já foi apreendido e declarou que o estado esta comprometido em prestar apoio às vítimas e seus familiares. Leite também determinou que as autoridades deem prioridade total ao caso.
A motivação do crime ainda esta sendo investigada pelas autoridades. Segundo as informações, o autor do crime é um adolescente de 16 anos, ex-aluno da unidade e conhecido na região. Ele estava, segundo as informações, em tratamento psicológico.
A vítima fatal foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos de idade. Outras duas crianças, de 7 e 8 anos de idade, ficaram feridas e tem quadro estável. Uma professora, de 34 anos, também esta internada em estado estável após ser atacada.