Notícias

Globo sofre com a perda de grande nome, responsável por vinheta considerada símbolo nacional

ANÚNCIOS

A Globo se encontra de luto diante da perda de um grande nome que tornou várias vinhetas virais no Brasil. Mais detalhes foram expostos.

ANÚNCIOS

O rádio e a televisão brasileira perderam um de seus talentos mais icônicos, embora muitos não conhecessem seu rosto. Morreu na última quarta-feira (18/02/2026), no Rio de Janeiro, o sonoplasta José Cláudio Barbedo, carinhosamente conhecido como Formiga.

Se você já se arrepiou com o grito de gol ou acompanhou a Seleção Brasileira, certamente conhece a obra-prima dele: a vinheta que ficou conhecida como “Brasil-sil-sil”.

ANÚNCIOS

Esse som, que se tornou um símbolo nacional de emoção e vitória, faz parte da memória afetiva de milhões de brasileiros há décadas. Barbedo estava em seu apartamento, na Zona Norte do Rio, quando começou a passar mal.

Diante do ocorrido, ele foi rapidamente levado para receber cuidados médicos, mas, infelizmente, não resistiu. Até o momento, a causa exata da morte não foi revelada pela família ou pelos médicos.

https://www.instagram.com/p/DU79mRrjiW2/

Formiga não era apenas o homem de um som só. Ele teve uma trajetória brilhante na comunicação, sendo que na Rádio Globo foi onde consolidou sua carreira e se tornou um dos operadores de áudio mais respeitados do meio.

Sua criação, o “Brasil-sil-sil”, foi alvo de debates sobre direitos autorais ao longo dos anos, justamente por ser tão onipresente e valiosa para a identidade do esporte no país.

ANÚNCIOS

Nas redes sociais, grandes nomes do jornalismo esportivo e fãs anônimos prestaram homenagens, destacando que Barbedo era um mestre em traduzir o sentimento da torcida em som.

A partida de Formiga acende uma luz sobre os profissionais que trabalham atrás das câmeras e dos microfones. Muitas vezes invisíveis para o grande público, são eles os responsáveis por criar a “mágica” que transforma a transmissão.

Diante disso, sem o talento de Barbedo, as vitórias do Brasil certamente soariam um pouco mais vazias. No momento, os fãs seguem lamentando o ocorrido.

Sobre o Autor

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.