Na manhã desta quinta-feira, dia 9 de janeiro, um avião de pequeno porte ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, no litoral paulista, e colidiu na Praia do Cruzeiro, resultando em uma explosão.
O acidente deixou uma vítima fatal, o piloto, e outras quatro pessoas feridas, que estavam a bordo da aeronave. Um plantão da Globo foi iniciado para falar mais sobre o assunto.
De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, inicialmente havia sido divulgado que duas pessoas tinham falecido. Contudo, a informação foi corrigida, confirmando que o único óbito foi do piloto. Ele foi resgatado com parada cardiorrespiratória e não resistiu às tentativas de reanimação.
A aeronave transportava cinco ocupantes: o piloto, um casal e duas crianças. Segundo a capitã do Corpo de Bombeiros, Karoline Magalhães, os quatro passageiros foram retirados com vida, conscientes e estabilizados, sendo encaminhados para atendimento médico.
Além disso, uma mulher que estava na orla da praia sofreu uma fratura e foi socorrida pelo Samu. A concessionária Rede VOA, que administra o aeroporto, confirmou que a mulher e uma criança que estavam fora do avião sobreviveram ao acidente.
O aeroporto de Ubatuba possui uma pista curta de 940 metros, enquanto o modelo, utilizado no voo, requer pelo menos 789 metros para pousar. No momento do acidente, a pista estava molhada devido às condições climáticas adversas.
O avião havia decolado de um aeroporto de Goiás, e tentava pousar no município do litoral paulista quando ocorreu o incidente. A aeronave, fabricada em 2008, estava registrada para uso particular e não tinha autorização para táxi aéreo.
AGORA – #PlantãoJH: avião pequeno caiu em Ubatuba, em São Paulo, próximo ao aeroporto. #MaisVocê pic.twitter.com/fa1x2DlrJL
— nico no #BBB25 👑👁️ | 13/01! (@niconatv) January 9, 2025
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Cenipa foi acionado para investigar o caso. Técnicos já iniciaram os procedimentos de coleta de dados e análise do local para determinar as causas do acidente. Mais detalhes devem ser divulgados em breve.