Na noite desta última terça-feira, dia 10 de outubro, milhares de pessoas compareceram ao funeral da brasileira Bruna Valeanu, que foi morta durante o ataque do grupo extremista Hamas contra Israel.
A jovem de 24 anos estava na festa ‘Universo Paralello’, que ocorreu neste último final de semana, próximo a Faixa de Gaza. Por conta do ataque surpresa, ao menos 260 pessoas perderam suas vidas. Outro brasileiro, Ranani Glazer, também não resistiu.
E imagens que estão circulando nas redes sociais mostram uma grande quantidade de pessoas reunidas para se despedir de Bruna. Ela tinha poucos amigos e parentes no país, mas centenas de pessoas se mostraram comovidas com a morte da brasileira e decidiram prestar homenagem durante sua cerimônia de despedida.
Mais do que emocionante! Quanta solidariedade, quanta gentileza!
10 mil israelenses se voluntariaram para comparecer ao funeral da brasileira Bruna Valeanu, que estava na rave atacada por terroristas do Hamas. pic.twitter.com/CKyJDSFTEq
— Israel no Brasil (@IsraelinBrazil) October 10, 2023
A família de Bruna foi a responsável por confirmar sua morte após a jovem ter passado quase quatro dias desaparecida. Em Israel, ela morava com a mãe, e a irmã, Florica.
Bruna Valeanu, a Brazilian-Israeli student, was brutally murdered at the Re’im music festival. Her only family in Israel is her mother and sister. A message went out calling on strangers to attend her funeral to make sure they have a minyan—just ten men.
The result: pic.twitter.com/ZeCciuLi8N
— Eylon Levy (@EylonALevy) October 10, 2023
A jovem nasceu no Rio de Janeiro, tinha dupla nacionalidade e estudava Comunicação e Sociologia/Antropologia em uma universidade local. Por dois anos, ela atuou como instrutora de tiro das Forças de Defesa em Israel.
Diante de toda a situação, uma brasileira continua desaparecida. Ela também estava no festival e foi identificada como Karla Stelzer Mendes.
Como é possível perceber pelas imagens, o velório de Bruna foi marcado por extrema comoção por parte de muitas pessoas que se reuniram para se despedir da jovem.