Notícias

Fraude de 6,3 bilhões no INSS: saiba como verificar se você foi vítima e cancelar os descontos

ANÚNCIOS

Mais detalhes sobre a fraude no INSS que desviou mais de 6 bilhões de reais de aposentadorias.

ANÚNCIOS

Milhares de aposentados e pensionistas foram vítimas de uma fraude bilionária envolvendo cobranças ilegais de “mensalidade associativa” descontadas diretamente dos benefícios do INSS.

Para verificar se você foi afetado e solicitar o cancelamento desses descontos, siga os passos abaixo, primeiramente acesse o aplicativo “Meu INSS”, que está disponível tanto para Android quanto para iOS.

ANÚNCIOS

Em seguida, faça o seu login com o seu CPF e senha, e depois, na página inicial, clique em “Extrato de Pagamento”, para visualizar quais são os detalhes do seu benefício. Olhe cuidadosamente para a descrição de cada elemento.

Procure pela rubrica “mensalidade associativa” na lista de descontos. Se essa cobrança aparecer, você pode ter sido alvo da fraude. Para cancelar os descontos ilegais, no mesmo aplicativo, cliqeu no ícone de lupa (busca no canto superior direto).

Depois, digite “mensalidade associativa” e seleciona a opção “Excluir mentalidade de associação ou sindicatos”. Após isso, siga as instruções para formalizar o pedido de cancelamento. Esse processo impedirá novas cobranças, mas não garante a devolução dos valores descontados.

De acordo com as informações dos ministros da Justiça e da  Previdência, a restituição dos valores será analisada “caso a caso” e as autoridades estimam que o esquema desviou cerca de 6,3 bilhões de reais por meio de cobranças não autorizadas.

A fraude foi revelada em investigações que mostraram entidades e sindicatos usando dados de aposentados para criar descontos automáticos sem consentimento. A cobrança era feita diretamente na folha de pagamento do INSS, aproveitando brechas no sistema.

ANÚNCIOS

Dica: mantenha-se atento ao extrato do seu benefício e denuncie irregularidades à Ouvidoria do INSS (0800 644 1515) ou ao Ministério Público Federal. Fique sempre atento as informações disponíveis na parte de benefícios e se notar algo errado, procure por ajuda.

Sobre o Autor

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.