Curiosidades

Filhos que passam mais tempo com os pais vão melhores na escola, afirma estudo

Especialistas acreditam que passar mais tempos com os pais pode ser mais importante do que a genética, no que diz respeito a inteligência intelectual.

ANÚNCIOS

Um novo estudo, realizado por pesquisadores da faculdade de Ohio, situada na cidade de Athens, Estados Unidos, concluiu que crianças que passam mais tempos na companhia da família tem um desempenho acadêmico melhor do que aquelas que passam mais horas do dia afastadas de seus pais.

A pesquisa foi feita através da análise dos resultados do “vestibular” de 22 mil crianças israelenses, que ficaram órfãos por parte de um dos pais quando ainda eram menores de 18 anos. A pesquisa avaliou também aproximadamente 77 mil crianças cujos pais se divorciaram e 600 mil crianças que não passaram nem pelo falecimento de um dos pais, nem por um processo de separação de seus progenitores.\n\n

O sucesso do aluno não está relacionado apenas em ter pais inteligentes

Durante a pesquisa, eles descobriram que o grau de educação do adulto que ficou ao lado da criança após a separação ou morte tem muito mais impacto do que a relação com o nível de educação do adulto que se ausentou. Ou seja, a presença do adulto próximo à criança é que influenciará diretamente a sua capacidade de ir bem, ou não, na escola. O sucesso acadêmico da criança dependerá do grau de educação e da presença do adulto que esta próximo todos os dias e convivendo com ela.

“Descobrimos que, se uma mãe morre, sua educação se torna menos importante para o filho passar no vestibular e, ao mesmo tempo, a educação do pai se torna mais importante. Se o pai morre, o contrário acontece”, disse o professor e pesquisador Mark L. Weinber, um dos responsáveis pelo estudo. Ou seja, o sucesso de um aluno não está ligado a relação: pais inteligentes que tiveram filhos inteligentes.

ANÚNCIOS

Depois da realização do estudo, os pesquisadores concluíram que o tempo que um adulto passa com seu filho é muito mais importante do que o que diz a genética. Estar próximo do seu filho, acompanhando os seus estudos e todo o seu processo de aprendizado vivido na escola é muito mais importante e dará mais chances para que ele tenha sucesso na vida acadêmica do que as informações genéticas dessa criança.

 

Sobre o Autor