Ao longo da última semana, o Brasil acompanhou a luta da jovem Sofia Valim, que era influenciadora e filha do prefeito de Caucaia, Ceará. A jovem conseguiu um transplante de fígado, mas não resistiu após o procedimento.
A confirmação do óbito da jovem foi dado pelo pai, Vitor Valim, que usou as redes sociais e demostrou bastante emoção diante da perda. O prefeito aproveitou para agradecer a família doadora do órgão, citando ter tido esperança na cura da filha.
Depois disso, diante da morte de Sofia, a família decidiu ter a mesma atitude: de presentear outras famílias com esperança. Quem contou a decisão foi Gaída Dias, mãe da jovem, que explicou a decisão de doar órgãos.
“Sofia ensinou e nos deixou com várias missões. Uma delas é apoiar a causa da doação de órgãos. Um único doador pode salvar algumas vidas. Ter tido essa chance foi um momento emocionante e muito especial em nossa família. Hoje, temos a certeza da importância da doação”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Gaída também lembrou do sentimento que teve ao descobrir que a filha receberia um órgão. Agora, apesar da tristeza pela perda da jovem, a família escolheu permitir que outras pessoas tivessem a chance de viver.
A doação de órgãos é um tema sempre delicado e que pode ser doloroso para muitas famílias, porque é uma escolha que só temos quando estamos diante da mais dolorosa perda, ainda assim é uma decisão que pode salvar muitas vidas.