Quatro pessoas morreram e 13 continuam internadas, em estado considerado grave, após receberem soro fisiológico em algumas unidades de saúde do Peru. Segundo informações da imprensa do país, o lote de soro tinha um erro de fabricação.
Ainda de acordo com as informações, o soro foi fabricado pela Medifarma e apresentava uma concentração de sódio, sal, maior do que o correto. O excesso de sódio causou intoxicação nos 17 pacientes, com 4 óbitos já confirmados.
A dosagem de sódio máxima no soro fisiológico é de 165 mEq/L, mas as unidades usadas pela clínica tinham 200 mEq/L. As informações foram confirmadas por exames realizados nas amostras.
A dosagem excessiva de sódio no soro pode causar uma série de complicações, inclusive danos neurológicos, além da morte. De acordo com as informações, dentre as vítimas esta um bebê de um ano de idade, que recebeu a dose em uma clínica particular.
Na mesma clínica, uma mulher de 46 anos também faleceu em decorrência do soro. Ja na cidade de Cusco, uma jovem de 24 anos faleceu após receber o soro para realizar um procedimento de caráter estético.
Em nota, após ser exposto, o laboratório reconheceu falhas no processo de produção e pediu desculpas às famílias das vítimas. A empresa foi denunciada por crime contra a saúde pública, em uma ação do Ministério da Saúde do Peru.
Entretanto, as próprias autoridades também estão sendo criticadas. Isso porque a primeira morte relacionada ao uso do soro foi registrada em fevereiro, mas não houve alerta. Apenas um mês depois, após novas vítimas serem registradas, é que um alerta de segurança foi emitido sobre a falha do produto.
O lote danificado tinha 20 mil unidades, mas até o momento as autoridades ainda não conseguiram rastrear cerca de 4 mil unidades, que ainda estão distribuídas. A expectativa é que o alerta nacional impeça que as doses sejam usadas.

