Na manhã deste último sábado, dia 9 de novembro, ocorreu um triste ataque em uma estação de trem que deixou ao menos vinte e cinco mortos e dezenas de feridas. O caso aconteceu em uma estação de trem, enquanto as pessoas esperavam pelo meio de transporte.
A triste situação ocorreu após uma explosão causada por um homem-bomba. O caso aconteceu em uma estação de trem em Quetta, no sudeste do Paquistão. Câmeras de segurança registraram o momento, que ocorreu momentos antes da partida de um trem.
As autoridades locais informaram que o ataque visava atingir militares da Escola de Infantaria. A explosão foi muito intensa, e infelizmente, uma cobertura metálica, projetada para proteger os passageiros da chuva, acabou sendo arrancada. Veja o vídeo da reportagem
Um dos feridos relatou que estava se preparando para retornar à sua aldeia quando a explosão aconteceu de forma repentina. Um grupo separatista que busca a independência do Baluchistão, assumiu que foi responsável pelo ataque.
A região, que faz fronteira com o Afeganistão e Irã, é bastante rica em recursos naturais, como minérios, o que gera bastante conflitos entre o governo e os grupos locais.
Esse grupo separatista acusa o governo do Paquistão de explorar esses recursos de forma injusta e tem realizado diversos atentados violentos, incluindo um que ocorreu em agosto e tirou a vida de ainda mais pessoas, deixando 39 mortos.
O primeiro-ministro Shehbaz Sharif condenou o ataque e prometeu que os responsáveis “pagarão um preço alto”. No momento, muitos lamentam a perda de tantas vidas.