Notícias

EUA: novo estudo aponta epidemia de drogas que causa cerca de 300 óbitos diários por overdose

Fentanil é apontado como principal causa.

ANÚNCIOS

Ao longo das últimas semanas, videos expondo pessoas em situação de vulnerabilidade pelas ruas dos EUA tem viralizado nas redes sociais. As gravações mostram pessoas em estado de semiconsciência, enquanto parecem intoxicadas.

A maior parte das pessoas que aparecem nos vídeos parecem estar em situação de rua, mas não são todas. Embora as imagens sejam desconfortáveis por si só, o que elas revelam é ainda mais grave.

ANÚNCIOS

Os vídeos, ao que tudo indica, foram gravados recentemente e mostram um efeito cruel da epidemia de drogas que o país enfrenta. Segundo autoridades dos EUA, o país vive uma situação delicada em relação ao fentanil.

Segundo dados de uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), cerca de mais de 66 mil pessoas já morreram por overdose de fentanil apenas no país, de janeiro para cá – o número total supera 100 mil.

O fentanil é uma droga sintética que esta na classe dos opioides, mas é extremamente concentrada. Para se ter ideia, em comparação a heroína, a droga chega a ser 50 vezes mais forte.

“O aumento do consumo de fentanil fabricado ilicitamente deu início a uma crise sem precedentes”, dizem autores do estudo. Para muitos analistas a situação já caracteriza uma epidemia.

ANÚNCIOS

A droga circula nos EUA há anos, mas agora sofreu um aumento no consumo por seu baixo custo, associado a efeito intenso e viciante. O problema já desafia as autoridades há anos, mas tem atingido níveis ainda mais alarmantes.

Sobre o Autor

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.