Curiosidades

Essa plantinha comum é um santo remédio para as dores reumáticas, aprenda como usá-la e livre-se dessas dores

O alecrim é uma planta nativa do mediterrâneo que tem muitos benefícios medicinais e terapêuticos, já era utilizada desde a antiguidade na medicina alternativa e servia para dores reumáticas, musculares e lombares.

ANÚNCIOS

O alecrim é uma erva aromática bem comum na culinária, utilizada em vários países, principalmente nos países da União Europeia, ela tem um poder incrível no tratamento muscular. O alecrim pra quem ainda não sabe, é rico em propriedades medicinais e terapêuticas, que ajudam no tratamento de dores reumáticas, dores musculares, lombares, artrite e artrose.

E mais ainda para quem sofre de fibromialgia, ansiedade e insônia, uma boa infusão de alecrim diariamente pode ser como um antídoto, pois a erva relaxa o corpo e a mente, tudo isso graças as suas propriedades calmantes.

O alecrim é originário da região do mediterrâneo, comumente utilizado na culinária asiática, oriental, italiana e portuguesa, a erva serve para dar um toque especial em carnes e peixes, além do perfume agradável, deixa um sabor muito refinado nos pratos.

Mas como já adiantamos, o alecrim é uma planta multifuncional e com muitos benefícios medicinais, e desde a antiguidade, era utilizado pelos gregos e pelos romanos na confecção de unguentos, xaropes, antídotos para dores em geral e também como tranquilizante.

ANÚNCIOS

Portanto, não é uma novidade que os benefícios dessa erva sejam surpreendentes, veja suas propriedades.\n\nEle é rico em vitaminas, como vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C. Rico em minerais como, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes, e ainda pode ajudar a prevenir várias doenças.

Para o sistema nervoso ele é um relaxante natural muito eficiente, pois depois de longos períodos de atividades cerebrais, uma xícara de chá é capaz de relaxar os nervos e te proporcionar uma agradável noite de sono.

Para os diabéticos, a infusão de alecrim é um regulador do açúcar, pois ajuda o organismo a assimilar melhor as quantidades de açúcar consumida.

Ele também tem um papel importante na estética, o seu sabonete por exemplo, é super indicado para aliviar a oleosidade da pele. Pessoas que sofrem com acne, espinhas, cravinhos, também podem recorrer ao uso natural do sabonete. Para reforçar a limpeza da pele, use compressas umedecidas em chá de alecrim.

ANÚNCIOS

Do mesmo modo o óleo essencial, ele é poderoso para aliviar dores. Encontrado em farmácias de manipulação natural, o óleo ajuda na terapia de dores em geral. Basta massagear a pele com movimentos circulares.\n\nSe você estiver com queda de cabelo e caspas, enxague seus cabelos 2 x por semana com uma solução de alecrim. O alecrim é um excelente remédio natural contra a oleosidade excessiva, por isso ajuda no combate da queda de cabelo.

E para finalizar com chave de ouro os benefícios dessa planta, temos ainda o álcool feito do alecrim, que é um grande aliviador das dores. Super simples de fazer, selecione vários ramos de alecrim fresco, coloque dentro de um vidro limpo e esterilizado, depois encha de álcool e deixe fechado por várias dias, no mínimo 15 dias.

Após esse tempo, ele estará pronto para ser utilizado, e é um produto natural que funciona em várias situações de dores, basta massagear a região afetada com o álcool de alecrim.

Dica: o álcool de alecrim também é um grande aliado no tratamento de celulite, experimente fazer massagens circulares e acompanhe por uma semana observando, os resultados podem te surpreender.

Da planta podemos fazer chás e infusões, também sabonetes e pomadas. Em lojas de produtos naturais encontramos muitos produtos feitos dessa planta, que são excelentes.

ANÚNCIOS

A medicina natural alternativa pode ajudar a tratar várias enfermidades, mas precisa ser sempre acompanhada de um médico.

 

Sobre o Autor