O jornalista Evaristo Costa vem enfrentando uma dura batalha contra a Doença de Crohn desde 2022. Conforme um trecho de uma de suas entrevistas divulgado pelo próprio jornalista, ele contou que chegou a perder 22 kg em uma das crises da doença.
Ele afirmou que em alguns momentos chegou a ter idas frequentes ao banheiro por pelo menos 30 vezes ou mais. Além disso, ele revelou que chegou a evacuar sangue e procurou ajuda quando estava sem forças.
https://www.instagram.com/p/DAlegSPijk3/
Em entrevista para a revista CARAS Brasil, a médica Cibele Spinelli, especialista em nutrição falou um pouco dos perigos da doença e algumas das possíveis formas de conseguir achar um equilíbrio entre a condição e uma boa qualidade de vida.
“Essa inflamação pode comprometer significativamente a absorção de nutrientes, levando a uma rápida perda de peso. É um sinal de alerta importante, pois reflete um estado de descompensação metabólica grave, que exige intervenção imediata para controlar a inflamação”, diz Cibele.
A especialista diz que em casos como este, é imprescindível uma boa administração dos medicamentos, uma atenção maior na alimentação e também da reposição dos nutrientes que são perdidos em crises fortes da doença.
Cibele reforça que nem todo tratamento pode ser levado para todos os casos. Mas de maneira geral, o paciente deve se alimentar pelo menos quatro vezes com comidas leves com menos fibras possível, se manter hidratado e manter as idas ao médico regulares.