Notícias

Entenda o motivo de áreas em Maceió estar em risco de afundar

O influenciador digital Carlinhos Maia chegou a pedir ajuda para a cidade

ANÚNCIOS

O influenciador digital Carlinhos Maia recentemente usou seu Instagram para pedir ajuda ao município de Maceió. O motivo seria por causa de afundamento em alguns pontos.

A situação causada por atividades da mineradora Braskem vem acontecendo desde 2018 quando começou um tremor e rachaduras em casas da região afetada.

A atividade de mineração é para retirada de sal-gema que é utilizado para fabricação de soda cáustica e PVC. A profundidade do sal é de 1.200 e os poços de sal ficam a uma distância de aproximadamente 40 prédios de 10 andares.

Na última quarta e quinta feira houve uma evacuação em residências e em um hospital pelo agravamento da situação. A medida foi tomada como situação declarada de emergência.

ANÚNCIOS

Em 2019, foi quando houve uma confirmação do Serviço Geológico do Brasil que a atividade de mineração causou danos e instabilidade no solo no local.

Desde a primeira desocupação, aproximadamente 14 mil imóveis foram desocupados. Cerca de 55 mil pessoas deixaram suas casas seguindo as ordens de segurança, quando começaram os bairros fantasmas.

A Braskem chegou a dar início ao fechamento de 35 minas que tinham aproximadamente 886 metros de profundidade, paga uma estabilização após ter sido indicada como a empresa causadora da situação. O professor Abel Galindo, engenheiro civil fez uma avaliação e segundo ele, exige uma possibilidade de um desabamento da mina de número 18 e mais duas, fazendo surgir uma cratera do tamanho do estádio do Maracanã.

Sobre o Autor

Paula Silva

Escritora, mundo dos famosos com notícias atualizadas, notícias de atualidades sobre dia a dia e atualizações úteis para para aprender