Na manhã da última sexta-feira (19/04), um enfermeiro negro procurou a polícia após ser alvo de racismo. O profissional afirma que foi vítima de discriminação em seu local de trabalho, após tentar atender um paciente.
Joelson Nascimento conta que, por volta das 7h50, foi vítima de racismo e injúria racial. O caso aconteceu no Pronto Atendimento (PA) de Araçariguama (SP) e foi filmado por câmeras de segurança da unidade.
O enfermeiro conta que esperava o paciente para fazer o atendimento inicial. O homem é o cadeirante que aparece nas imagens, ele estava acompanhado pela esposa e teria se recusado a receber atendimento de Joelson.
”Ele falou que não queria ser atendido por mim, que eu tinha capacidade e nem competência para atendê-lo pelo fato de eu ser negro. Já passei por episódios assim, mas foi a primeira vez durante o exercício da profissão“, conta.
Enfermeiro denuncia que paciente não quis atendimento por ele ser negro
Profissional precisou se deslocar até delegacia para registrar o caso por racismo e injúria racial
Leia: https://t.co/H7BterYACm pic.twitter.com/zrfojLADCW
— Portal 6 (@portal6noticias) April 21, 2024
Em relato ao G1, Joelson ressaltou ainda que a classe da enfermagem já é alvo de muita discriminação e desrespeito, mas esclareceu que aquele episódio foi marcado mesmo por racismo.
Ainda no depoimento, ele conta que foi até a delegacia para registrar a ocorrência e foi informado que o mesmo suspeito já é alvo de outros dois boletins de ocorrência por agressão e racismo.
Leia a nota completa (CLIQUE AQUI)
Em nota, a prefeitura de Araçariguama prestou solidariedade ao enfermeiro e condenou o ataque. Em nota, a prefeitura ressaltou que as medidas cabíveis já haviam sido tomadas após o episódio.