A Argentina continua vivendo uma grande instabilidade econômica, mas também um estado de grande tensão social. Há meses, protestos eclodem no país com pautas contra o atual governo de Javier Milei.
Um dos grupos mais afetados pelas políticas do atual governo é o grupo dos aposentados, que sofrem com cortes recorrentes no valor da aposentadoria. Nesta semana, mais uma vez, aposentados tomaram as ruas contra o governo.
No protesto desta semana, algumas torcidas organizadas de times do país se somaram ao protesto. O que se viu nas ruas foi uma forte opressão policial, conforme revelam vídeos e relatos.
Uma das cenas mais brutais da ação policial foi feita em Buenos Aires, quando uma idosa foi agredida por um policial. As imagens mostram que a mulher esta em pé, na calçada, quando é empurrada para trás.
No entanto, ainda assim, ela é empurrada para trás e cai, atingindo a cabeça no chão com força. A idosa permanece imóvel após cair e acaba sendo socorrida por outros manifestantes. Mesmo diante da cena, os policiais mantiveram o cerco e não prestaram socorro a vítima.
Segundo a imprensa local, a idosa foi identificada como Beatriz Bianco, de 87 anos. A idosa teria sido levada ao Hospital Argerich, localizado no bairro de La Boca, em Buenos Aires. Alguns portais locais indicam que a idosa sofreu um trauma encefálico, mas a informação não foi confirmada.
Ahora policía contra una jubilada 👇🏻 pic.twitter.com/Z3VBYV8wcZ
— Lautaro Maislin (@LautaroMaislin) March 12, 2025
As imagens tem circulado o mundo e gerado revolta. O protesto aconteceu em frente ao Congresso Nacional do país e reuniu milhares de pessoas. Os manifestantes questionavam a decisão do presidente Milei em vetar o reajuste do valor da aposentadoria dos beneficiados do país.
A polícia local não se manifestou sobre o ocorrido, tampouco o governo. O caso tem circulado mundo afora e gerado espanto nas redes sociais.