Nesta última terça-feira, dia 13 de agosto, a FAB (Força Aérea Brasileira) fez uma importante confirmação envolvendo as caixas-pretas do avião da Voepass, que caiu na região de Vinhedo, em São Paulo, nesta última sexta-feira, dia 9 de agosto.
Foi confirmado que a caixa-preta registrou com sucesso as conversas obtidas entre os tripulantes e os dados da aeronave. O acidente foi fatal e resultou na morte de todos os ocupantes da aeronave, totalizando 62 pessoas.
As caixas-pretas, que costumam gravar conversas e sons na cabine, além de registrarem dados técnicos do voo, foram recuperadas do local da tragédia e enviadas para a análise. Órgãos responsáveis continuam a se dedicar para identificar as causas do acidente.
No momento, os peritos continuam a analisar de forma minuciosa os diálogos e sons que foram capturados, buscando entender se houve algum tipo de aviso sonoro que possa ter ocorrido antes da queda da aeronave.
Além disso, os dados técnicos foram encaminhados para serem analisados pela unidades de engenharia para verificar quais eram os parâmetros da aeronave no momento de sua queda.
De forma parela, os motores da aeronave continuam a passar por uma inspeção em São Paulo para determinar se estavam funcionando de forma correta no momento em que aconteceu o acidente.
A investigação final do Cenipa deve ser concluída e divulgada dentro de 30 dias. Enquanto isso, os familiares e as pessoas que se comoveram com a tragédia continuam a se comover com o caso.