Um novo estudo traz à tona os riscos à saúde dos seres humanos que têm por hábito acordar ou se manter acordado após meia-noite.
Se você tem por hábito ficar acordado durante a madrugada precisa ficar sabendo disso o mais rápido possível.
O estudo foi publicado na revista “Frontiers in Network Psychology” e traz revelações importantes sobre a importância do sono e como a falta dele pode afetar a sua saúde.
De acordo com os especialistas que participaram do estudo, pessoas que acordam após a meia-noite estão mais propensas a passarem por episódios de sentimentos negativos. Na pesquisa ficou comprovado que o funcionamento do cérebro neste horário tende a ser mais marcante e depressivo, tal condição está ligada ao ritmo circadiano, que interfere diretamente na função cerebral e do coração.
Os cientistas chegaram à conclusão de que o corpo e a mente humana são afetados pelas atividades realizadas após a meia-noite, o que pode fazer com que o indivíduo não tome atitudes acertadas e afete as emoções.
O estudo ainda afirma que pessoas que estão acordadas após a meia-noite estão mais propensas a consumir substâncias ilícitas, inadequadas e lícitas durante a madrugada.
Ainda segundo o estudo existe um risco 4,7 vezes maior de um indivíduo sofrer overdose após a meia-noite.
“A ideia básica é que, de um ponto de vista global e evolutivo de alto nível, o relógio biológico circadiano interno está sintonizado com processos que promovem o sono, não a vigília, depois da meia noite”, disse a Dra. Elizabeth B. Klerman. Klerman, MD, pesquisador do Departamento de Neurologia do Massachusetts General Hospital.
Quem não tem um sono de qualidade tem maiores dificuldades de concentração, estão mais propensas a desenvolver problemas psicológicos, como por exemplo, ansiedade e depressão, coloca em risco a saúde do coração, entre outros riscos que a falta do sono traz à sua saúde.