Os médicos estão em alerta após ter sido registrado mais de trinta casos de uma doença que é considerada como rara. A doença recebeu o apelido de ‘olho de natal’. Ela é causada pelas secreções tóxicas de uma espécie muito pequena de besouro.
A infecção acaba provocando uma secreção de cores fortes nos olhos, e por este motivo, a doença recebeu esse apelido. Além disso, segundo os especialistas, as dores provocadas pela infecção são tão fortes que são comparadas a dor de um parto.
A maioria dos casos foram observados em trabalhadores que trabalham nas regiões agrícolas. O nome da espécie que causa a doença é o besouro orthoperus, que mede apenas meio milímetro e é praticamente impossível de ser visto a olho nu.
Quando o inseto é esmagado, acaba liberando a substância tóxica, e assim que se entra em contato com o olho, acaba causando bolhas na superfície ocular.
Toda essa situação causa a impressão de que o olho muda de cor, como é mostrado na foto da garota que se infectou com a doença.
Além da cor dos olhos se alterar, a doença costuma aparecer mais no verão, em época de Natal, o que também é associado ao seu nome. E embora cause fortes dores que são comparadas a um parto, a doença pode ser tratada facilmente com antibióticos e anti-inflamatórios.
A maioria dos casos foram registrados na Austrália.