A jovem Beatriz Souza, de 26 anos de idade, trouxe a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024. Ela nasceu em Itariri, mas foi criada em Peruíbe, no litoral de São Paulo.
E de forma recente, a judoca precisou lidar com a perda de sua avó materna para conseguir alcançar o pódio. De forma inicial, ela vendeu Izayana Marenco, da Nicarágua, depois, venceu Kim Hayun, da Coreia do Sul, na competição das quartas de final.
Na semifinal, ela derrotou a francesa Dickso Romance, e na decisão pela medalha, conseguiu derrotar a israelense Raz Hershko. A paixão da jovem pelo esporte foi uma influência de seu pai, que era um judoca aposentado.
Beatriz começou a treinar em Peruíbe, e aos 15 anos de idade, precisou se mudar para São Paulo para seguir com sua dedicação no esporte. E mesmo após ter enfrentado a perda de sua avó em meados de junho, ela buscou foco.
“Feliz por ela estar lá vivendo esse momento nas Olimpíadas”, declarou a mãe dela, Solange Rodrigues. “Ela chegar lá não era uma novidade. Isso é um trabalho de muito tempo”, declarou um amigo e professor de judô, Yago Lucas dos Santos.
Beatriz sempre se destacou no esporte. Ela já fez parte da equipe do Palmeiras, e de forma posterior, integrou o Esporte Clube Pinheiros. Ela tem diversas conquistas, incluindo duas medalhas de prata em Campeonatos Mundiais e quatro de bronze.