Os Bombeiros de Santa Catarina seguem fazendo buscas pelo adolescente, de apenas 13 anos, que desapareceu no mar no último domingo (09/03). As autoridades foram acionadas após uma amiga do menino perceber que ele se afogava.
O menino estava acompanhado da família, durante um passeio na Praia dos Ingleses. Os bombeiros foram acionados por volta das 18h do último domingo, mas até o momento não foi confirmada a localização do menino.
Segundo as informações, uma amiguinha da vítima foi a última a ve-lo na água. A criança, também de 13 anos, relatou ter visto o menor na direção do Posto de Guarda-Vidas 02, já se afogando.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina acionou o helicóptero Arcanjo-01 para auxiliar nas buscas, mas o sobrevoo da área só durou por cerca de 40 minutos. As buscas precisaram ser interrompidas devido ao mau tempo e ao pôr do sol.
Familiares do menino relataram que já moram na cidade de Florianópolis há cerca de 10 anos. De acordo com as autoridades, o Grupamento de Busca e Salvamento também foi envolvido nas buscas.
As autoridades catarinenses optaram por não divulgar a identidade ou imagem do menino. A família também vem sendo preservada. As buscas não tiveram sucesso no último domingo e foram retomadas nesta segunda-feira.
Os bombeiros confirmaram o uso de um dispositivo de sonar para auxiliar nas buscas. O dispositivo foi popularizado após a tragédia do Titanic e, desde então, vem sendo usado em buscas e pesquisas em alto-mar.
“Ele emite pulsos de som que viajam pela água e, ao atingirem um objeto, refletem de volta para o equipamento. Ao medir o tempo que o som leva para retornar e a direção do eco, o sonar pode determinar a distância e a localização do objeto”, esclareceu o CBMSC.