Ver policiais presos por corrupção continua sendo algo que surpreende e gera questionamentos sobre a integridade de instituições encarregadas de garantir a lei. A sensação de choque é ainda maior quando se trata de figuras de destaque, com carreiras associadas a episódios marcantes da história recente do país.
Foi exatamente o que ocorreu com o delegado Rodrigo de Melo Teixeira, preso em uma ampla operação da Polícia Federal. Rodrigo de Melo ganhou projeção nacional em 2018, quando esteve à frente das investigações sobre o atentado contra Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.
Um ano depois, teve papel importante no início das apurações sobre o rompimento da barragem de Brumadinho, que provocou consequências ambientais e sociais de grande escala.
Agora, o mesmo delegado, que ocupou postos estratégicos na segurança pública e chegou a chefiar a Superintendência da PF em Minas Gerais, aparece como um dos alvos de um inquérito que envolve crimes ambientais, lavagem de dinheiro e corrupção.
A operação que levou à sua prisão resultou em 17 detidos, entre eles também o diretor da Agência Nacional de Mineração, Caio Mário Trivellato Seabra Filho. Segundo a investigação, um grupo empresarial estruturado em mais de 40 companhias teria montado um esquema de suborno para obter licenças ambientais fraudulentas.
O objetivo era liberar a exploração irregular de minério de ferro, inclusive em áreas de preservação e patrimônios tombados. Estima-se que o impacto econômico dos projetos ligados ao grupo ultrapasse R$ 18 bilhões.
Documentos da investigação indicam que servidores recebiam mesadas para favorecer os interesses da organização criminosa. O esquema teria movimentado ao menos R$ 3 milhões em propinas, além de gerar riscos sérios ao meio ambiente e às comunidades próximas às áreas exploradas.
Rodrigo, que já ocupou cargos como secretário adjunto da Defesa Social de Minas e presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, estava trabalhando recentemente na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, ligada ao Serviço Geológico do Brasil.

