Notícias

Crianças que passam muito tempo usando celular e tablet têm mais chances de ter 12 tipos de câncer

A exposição precoce das crianças às telas digitais pode causar graves consequências de saúde na fase adulta.

A cada dia que passa as crianças começam precocemente a usar os celulares. Desde que começam a entender os desenhos infantis, os pais já deixam os filhos assistirem no celular e quando crescem, passam a usar o aparelho para joguinhos e não soltam mais o celular.

PUBLICIDADE

O preocupante são as consequências e os males que o uso do celular pode causar na vida das crianças e que os pais desconhecem, nem fazem ideia.

O Fundo Mundial para pesquisas de Câncer, realizou um estudo que comprova a ligação entre doenças como obesidade infantil e chances maiores de desenvolver câncer em crianças que fazem uso do dispositivo móvel.

O estudo aponta que as crianças que gastam muito tempo do seu dia em frente as telas de celular, televisão, tablet e do computador, são mais propensas a serem obesas quando forem adultas, e mais assustador ainda, é que o estudo também revela que existe uma taxa mais alta de probabilidade de câncer.

PUBLICIDADE

Mas por que a obesidade está ligada ao uso dos aparelhos eletrônicos?

A pesquisadora Emily Almond, explica que as crianças passam muito tempo diante das telas, o que faz com que elas fiquem cômodas, não gastem tanta energia. As telas acabam distraindo as crianças e as impede de fazer outras atividades em que estariam se movimentando mais, assim como as brincadeiras de antigamente, que reunia todas as crianças que moravam próximas, para jogar bola, correr, pular corda, enfim, são pequenos exemplos.

Como podemos perceber, o que eleva o nível de obesidade infantil, é o estilo de vida que as crianças levam quando estão usando o celular, elas ficam paradas, inativas quando estão usando, e muitas vezes ficam o tempo todo assim, não se ocupam de outra maneira.

Isto também pode fazer com que a criança coma mais e opte por ingerir alimentos que não são saudáveis.

O estudo realizado, comprovou que as crianças que estão com sobrepeso ou obesas, tendem a crescer e levar para a vida adulta os maus hábitos, isto está interligado a probabilidade maior de desenvolver 12 tipos de câncer, como por exemplo, no fígado, no esôfago, na mama, nos rins, pâncreas e próstata.

PUBLICIDADE

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), não é recomendado que crianças menores de 2 anos usem os aparelhos eletrônicos como computador, celulares e tablets, principalmente nos momentos de refeição e também antes de dormir, eles recomendam que entre uma a duas horas antes de se deitar, as crianças não mexam mais nos aparelhos.

É importante que as crianças sejam estimuladas a outras brincadeiras e atividades, pois o uso precoce dos eletrônicos pode trazer consequências para a vida delas, desde dificuldades em fazer amizades, ansiedade, obesidade e também transtornos visuais.

Sobre o Autor