Dois fatores foram essenciais para iniciar a resolução do mistério em torno do desaparecimento e morte do ator de 44 anos, Jeff Machado: seus cães de estimação e a organização não governamental (ONG) denominada Indefesos.
A partir da identificação dos cachorros abandonados por meio de microchips, em pelo menos três localidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro, a ONG Indefesos deu início à investigação para descobrir os proprietários dos animais.
No início, o objetivo era responsabilizá-los, mas, posteriormente, as pistas fornecidas pelos cães foram cruciais para constatar que algo estava errado com Jeff, uma vez que era improvável que ele abandonasse seus oito cães da raça Setter.
Mas como o ator não deixava os animais descuidados, o caso de abandono dos cães chamou a atenção.
A raça setter é bastante restrita no Brasil, sendo assim por praxe e segurança seus proprietários geralmente implantam chips de rastreamento nos cães.
Através da negligência dos cães, foi possível descobrir a verdadeira identidade do proprietário dos quatro animais: todos eles eram de propriedade do ator Jeff Machado. Iniciou-se uma busca pelo ator para recuperar os animais ou responsabilizá-lo pelo abandono.
Uma indivíduo entrou em comunicação com a organização não governamental, fingindo ser o tutor, alegando que estava em viagem e que havia deixado os animais com uma amiga, porém eles escaparam.
Durante esse período, a organização não governamental investigou as mídias sociais do ator e descobriu que, na realidade, ele possuía oito cães da mesma raça. Assim, deu início a uma verdadeira missão de resgate para encontrar os três animais desaparecidos.
Assim que as buscas pelos cães avaçaram foram encontrados os pets Elis Regina e Rita Lee que infelizmente já sem vida, vítima de um acidente de trânsito, no mesmo bairro.
Algumas horas depois foi a vez de Caetano Veloso ser localizado, em Campo Grande, o mesmo bairro onde o corpo de Jeff foi encontrado. O animal estava seriamente ferido. Infelizmente, Gilberto Gil nunca foi localizado.
Maria das Dores, mãe do ator, tinha suspeitas em relação ao modo de comunicação que uma pessoa mantinha com ela como se fosse o filho através do WhatsApp, porém não possuía meios para comprovar que não se tratava do ator e que ele realmente estava desaparecido.
A negligência com os cães se tornou uma prova crucial, levando a polícia a investigar Jeff, considerando o dia 28 de janeiro como a data de seu desaparecimento.
Jefferson Machado da Costa, conhecido como Jeff, estava desaparecido desde o dia 27 de janeiro, e seu cadáver foi descoberto dentro de um baú de madeira, enterrado e concretado a uma profundidade de dois metros, em um terreno na região de Campo Grande, no Rio de Janeiro.
A identificação foi possível graças à análise das impressões digitais de Jeff realizada no Instituto Médico Legal (IML). O corpo de Jeff Machado, de 44 anos, foi encontrado no dia 22 de maio, dentro de um baú que pertencia a ele e que foi removido de sua residência.
Essas informações foram reveladas durante a investigação conduzida pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) e confirmadas pelo advogado da família, Jairo Magalhães.