O feriado prolongado no Brasil, marcado pelas celebrações da Páscoa, será acompanhado de instabilidades climáticas em diversas regiões do país o que deve ser observado com cuidado pela população.
Em épocas de transição de estações, como a passagem do verão para o outono, é comum o aumento de episódios de chuvas fortes e temporais, causados pela interação de diferentes sistemas de pressão atmosférica.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para as próximas horas, prevendo chuvas intensas que podem impactar diretamente o cotidiano da população em pelo menos 18 estados. As previsões apontam um cenário de instabilidade parecido ao observado na última Sexta-feira Santa.
O litoral da Bahia, o Espírito Santo e parte de Minas Gerais devem enfrentar riscos de alagamentos, influenciados pela atuação de um centro de alta pressão vindo do Atlântico e um centro de baixa pressão localizado no Paraguai, que reforça a umidade no Centro-Oeste.
Em especial, o alerta de nível laranja, indicando perigo, engloba Mato Grosso do Sul, pequenas áreas de Mato Grosso, São Paulo e Paraná, com expectativa de chuvas de até 100 mm por dia e ventos fortes que podem alcançar 100 km/h. Há risco de corte de energia, danos a plantações e transtornos no transporte.
Além disso, outro aviso laranja cobre regiões entre Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, com potencial para transbordamento de rios e deslizamentos em áreas mais vulneráveis.
Já dois alertas de nível amarelo, considerados de perigo potencial, abrangem o restante do Centro-Oeste, partes da região Norte e da Bahia, com previsão de precipitações de até 50 mm por dia e ventos moderados.
Diante desse cenário, o Inmet recomenda à população que evite sair de casa durante tempestades, observe qualquer movimentação em encostas e desligue aparelhos elétricos como medida de precaução.
Em áreas sujeitas a inundações, proteger pertences com sacos plásticos é uma das ações sugeridas para minimizar danos. Recomenda-se que as populações destas regiões devem se atentar para os possíveis danos.
A orientação é que todos fiquem atentos às atualizações meteorológicas e sigam as instruções de segurança para evitar acidentes e prejuízos durante este período chuvoso.