Na manhã da última terça-feira (18/06), moradores do município de Frutal, em Minas Gerais, foram surpreendidos pela ocorrência de dois terremotos. Os tremores tiveram registro de 3,2 e 4 na internacionalmente reconhecida escala Richter.
Ambos os tremores foram registradas ao longo das 10 horas da manhã. O primeiro, de magnitude 4, foi registrado as 10h08; o segundo, de magnitude 3,2, foi registrado as 10h19, com pouco mais de 10 minutos depois do primeiro.
O registro de ambos os tremores foi feito pela Rede Sismográfica Brasileira e analisados pelo Centro de Sismologia da USP. Segundo a Defesa Civil de São Paulo, os tremores puderam ser sentidos em São José do Rio Preto.
Em Frutal, outros tremores já foram registrados ao longo dos anos. Segundo as informações, os novos tremores de terra não deixaram feridos e também não houve registro de prejuízos estruturais.
A população sentiu os tremores em uma escola e também em alguns prédios. O caso levantou algumas dúvidas em relação a incidência de terremotos no Brasil. Embora incomuns, é importante saber que parte da realidade.
A localização do país torna a incidência de terremotos menos comum, mas se engana quem pensa que o país esta imune aos tremores de terra. Todos os anos, tremores são registrados, mas geralmente de baixa magnitude.
Em muitos casos, a população nem sequer se da conta de que aconteceu um tremor, devido a baixa magnitude. Ainda assim, ocorrências como a de Frutal sempre geram repercussão.