Se aproximando do dia 2 de outubro, dia em que o Brasil escolhe seus novos representantes, é natural que surjam algumas dúvidas em relação ao momento de votação. Afinal de contas, o que pode e o que não pode?
Muitas dúvidas existem em relação a roupa, por exemplo. Na realidade, a única proibição em relação a vestuário é a nudez. De restante, é permitido short, bermuda, cropped, top, etc. Em relação aos pés, é permitido votar até descalço.
Já quanto ao uso de adesivos e bottons, fique tranquilo: é permitido. O que você não pode fazer, em hipótese alguma é propaganda eleitoral; isto é: não pode entregar panfletos, adesivos, bottons ou derivados no local de votação.
Não pode fazer propaganda sonora, nem mesmo sem uso de microfones ou amplificadores. É permitido a expressão pessoal e silenciosa do voto, mas não a propaganda.
É importante ter em mente que o descumprimento dessas regras configura crime eleitoral, o chamado “boca de urna”, e pode resultar até mesmo em prisão. É proibido tentar induzir o voto de alguém no momento do voto.
Outra proibição que deve estar clara é quanto ao uso de aparelhos eletrônicos no momento do voto, isto é, na urna. Para entrar na sala de votação e se dirigir ao voto, o eleitor deverá deixar telefone e outros aparelhos junto ao mesário ou com algum acompanhante fora da sala. Não é permitido o uso.