Nesta última segunda-feira, dia 20 de maio, uma unidade de saúde, em Goiânia, divulgou que Eliza Vitória, uma das gêmeas siamesas de Manaus submetida à cirurgia de separação, está em processo de redução dos medicamentos e poderá ser extubada em breve.
Apesar da melhora, ela segue internada na UTI, assim como sua irmã, Yasmin Vitória, que ainda está necessitando de ventilações mecânica elevada e continua sob uso intensivo de medicamentos, o que pode atrasar sua extubação.
As irmãs, que eram unidas pelo tórax e abdômen, passaram por uma cirurgia de urgência no dia 13 de maio, devido ao agravamento do quadro clínico de ambas.
Momentos antes do procedimento, Eliza apresentava dificuldades em respirar, enquanto Yasmin estava com o coração sobrecarregado, o que levou os médicos anteciparem a cirurgia.
Para os profissionais da saúde, o ideal era que fosse esperado ao menos três meses de vida para que as crianças ganhassem peso, imunidade e finalizassem as vacinas essenciais.
Atualmente, as duas bebês continuam em estado grave, mas apresentam sinais positivos, como diurese espontânea e aceitando a alimentação por sonda.
As gêmeas nasceram no dia 9 de abril, em Manaus, pesando 2,4kg. A mãe, Elizandra da Costa, de 22 anos de idade, era natural da região de Monto Alegre, no Pará e viajou até a capital do Amazonas para receber acompanhamento especializado.
Após a avaliação do caso, a família foi transferida para Goiânia, onde as bebês foram atendidas pela equipe do cirurgião Zacharias Calil, que é considerado uma referência brasileira em situações como essa.
Nas redes sociais, a mãe demonstrou gratidão pela equipe que atendeu suas filhas e celebrou a realização da cirurgia, considerada um sucesso. Ela agradeceu pelas orações.
Apesar da complexidade do quadro, a família mantém a esperança de recuperação das duas meninas, e recentemente, uma boa notícia sobre uma delas foi anunciada.