De forma recente, neste último sábado, dia 3 de maio, chegou ao fim a luta do famoso ator Miguel Falabella, de 68 anos de idade, após o artista ter enfrentado um hérnia de disco.
Através de um vídeo publicado em suas redes sociais, ele apareceu caminhando lentamente em casa e agradeceu pelo apoio recebido: “Estou bem, devagarinho, mas já andando. A dor sumiu, e isso é um alívio imenso”.
Falabella precisou se afastar da peça que estava trabalhando após sentir uma dor lombar intensa, descrita por ele como “insuportável”. O procedimento, realizado em um hospital do Rio de Janeiro, corrigiu a hérnia na região lombar.
A hérnia é um problema que comprime nervos e causa sintomas como: dor aguda nas costas ou pernas, formigamento ou dormência e fraqueza muscula. Agora, o humorista passa por sessões de fisioterapia e segue em repouso domiciliar.
Em seu recado, o ator aproveitou para agradecer pela equipe médica e declarou que já está se sentindo bem melhor e sem dor. Confira o vídeo abaixo com seu comunicado:
https://www.instagram.com/reel/DJNJh35Sg1s/
A condição, comum em pessoas acima dos 40 anos, ocorre quando o disco intervertebral (estrutura que amortece as vértebras) se desloca e pressiona nervos. Entre as causas estão:
Desgaste natural da coluna devido ao envelheciment, esforço repetitivo ou levantamento de peso excessivo e sedentarismo ou má postura.
O tratamento varia de medicação e fisioterapia a intervenções cirúrgicas, como a de Falabella. A recuperação exige repouso e exercícios de fortalecimento para evitar que os problemas ocorram novamente.
A hérnia de disco afeta 15% da população brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia. Casos graves, como o do ator, exigem até 3 meses de reabilitação pós-cirurgia.
Enquanto se recupera, o humorista mantém o bom humor, declarando que já foi ao banheiro sozinho e que se trata de uma pequena vitória. Fãs estão mandando mensagens positivas.