O último clássico entre Fortaleza e Ceará, realizado em Fortaleza, foi marcado por um lamentável episódio de racismo. Da arquibancada, um torcedor do Ceará emitiu gestos racistas e foi flagrado.
O torcedor foi filmado por outros torcedores, enquanto fazia gestos supostamente em referência a primatas, para ofender torcedores do clube rival. A cena viralizou e chegou ao conhecimento da diretoria do próprio Ceará.
Por meio de nota, o clube se manifestou contra seu próprio torcedor. Na nota, o clube reforça não concordar com atos de discriminação, independente de onde partam e anunciou medidas radicais.
“O Clube teve acesso aos seus dados e o baniu previamente das plataformas de associados e também do Vozão Tickets, ficando, assim, impedido de comprar ingressos avulsos para os jogos do Mais Querido”, diz a nota.
O vídeo com mais detalhes pode ser visto a seguir.
Torcedor do Ceará comete ato racista em Clássico-Rei; Veja vídeos pic.twitter.com/vnCNHQEksm
— Jogada (@diariojogada) April 4, 2023
A continuação do vídeo mostra ainda que outros torcedores chegaram a acionar a segurança do estádio e o torcedor foi abordado pela polícia militar, que faz a segurança do local durante jogos, especialmente clássicos.
Apesar da abordagem da polícia militar, não foram informados detalhes sobre o caso. Não se sabe se o homem chegou a ser autuado pelo suposto gesto racista ou não. Vale lembrar que racismo é crime no Brasil.
Além disso, o clube optou por não divulgar a identidade do rapaz. Nas redes, internautas dividiram opiniões. Enquanto alguns viram claros gestos racistas, outros acreditam que a provocação do rapaz não tinha a ver com racismo.