A rede de Supermercados Carrefour esta, mais uma vez, envolvida em um caso de violência onde as vítimas são negras. Vale lembrar que o mercado acumula polêmicas e já foi, mais de uma vez, acusado de racismo.
Dessa vez, circulam vídeos que mostram um casal sendo torturado nas dependências de uma unidade localizada em Salvador, Bahia. Trata-se do Big Bom Preço, localizado em São Cristovão.
Nas imagens, o casal chega a admitir ter tentado furtar dois pacotes de leite em pó, alegando que a atitude era para levar o alimento para a filha em casa. Ao contrário de acionar a polícia para conduzir o caso, os seguranças decidiram agir por conta própria.
Em nota, a empresa afirmou estar cooperando com a polícia e também afirmou ter demitido o chefe da segurança da unidade. A empresa classificou como crime a conduta do segurança que aparece nas imagens.
O casal, após ser pego tentando furtar o produto, foi alvo de agressões violentas e uma sessão de humilhação filmada. O caso foi registrado na delegacia, mas as vítimas foram identificadas apenas como Jamile e Jeremias. Veja a seguir o que diz o grupo Carrefour e o que diz a polícia.
Em um trecho do video, a mulher tenta proteger o rosto dos tapas. “Tire a mão sua desgraça”, enquanto volta a acertar o rosto da mulher. Não há informações sobre o que aconteceu com o casal após a sequência de agressões.
Ainda na nota, a empresa afirma que nenhum dos funcionários possui uma tatuagem como a do homem que aparece nas imagens, ainda assim afirmou que “não podemos aceitar que um crime como esse tenha ocorrido em nossas dependências”.
[Comunicado Grupo Carrefour Brasil]
Nesta sexta-feira, tomamos conhecimento de uma agressão inaceitável ocorrida em uma loja do Big Bompreço, uma das redes que fazem parte do nosso grupo.— Carrefour Brasil (@carrefourbrasil) May 6, 2023
A Polícia Militar confirmou que não foi acionada para nenhum registro de tentativa de furto e alega que investiga o caso após a divulgação das imagens. O mercado afirma ter registrado boletim de ocorrência por lesão corporal na 12ª Delegacia de Itapuã.