Todos da equipe da seleção brasileira feminina de vôlei estão de luto com a partida precoce da jogadora Ana Paula Borgo, aos 29 anos de idade, vítima de complicações de um câncer no estômago.
O tumor no estômago foi descoberto no ano passado e de lá para cá, a atleta lutou bravamente para vencer a doença mas não resistiu às complicações decorrentes dessa batalha.
O comunicado anunciando o óbito de Ana Paula Borgo, aos 29 anos, na última quinta-feira, dia 11 de maio, foi publicado pela mãe da atleta, que deixa seu nome marcado na história do vôlei brasileiro e um grande legado para o esporte.
Ana Paula estava afastada das quadras desde que iniciou o tratamento contra a doença que teve inicio em setembro de 2022, quando a equipe médica revelou o diagnóstico após exames realizados antes de uma importante competição.
Câncer de estômago:
O estômago tem formato de uma bolsa e tem a função de armazenar os alimentos que ingerimos até que sejam processados com a ajuda do suco gástrico, o tumor alojado nesse órgão é bem difícil de ser tratado com sucesso por que em sua grande maioria são descobertos quase que tardiamente.
Como evitar o câncer no estômago?
Para minimizar as chances de câncer no estômago, que é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, devemos evitar o consumo de alimentos como os embutidos, presunto, pão e o consumo de sal.
Sinais e sintomas:
- Dificuldade de deglutição;
- Perda de peso;
- Refluxo;
- Má digestão;
- Vômitos;
- Dor no estômago.
É importante dizer que médicos orientam o aumento de consumo de frutas, legumes e hortaliças na prevenção ao câncer de estômago.