Famosos

Câncer de pulmão com metástase: Sintomas do câncer que ‘espalhou’, atingiu o cérebro e tirou a vida de Glória Maria

ANÚNCIOS

Entenda como a metástase acontece.

ANÚNCIOS

A jornalista Glória Maria perdeu a vida para um câncer de pulmão metastático, na manhã desta quinta-feira (2). Ícone do jornalismo brasileiro, ela se tornou uma referência para milhares de pessoas, ela mostrou que uma mulher negra pode e deve ser empoderada, fazer o que quiser de sua vida e chegar aonde quiser, assim como ela fez de maneira vitoriosa.

Glória Maria foi diagnosticada com câncer no pulmão no ano de 2019, naquela ocasião ela realizou um tratamento bem-sucedido a base de imunoterapia.

Entretanto, o câncer havia entrado em metástase e Glória Maria acabou descobrindo no mesmo ano um tumor no cérebro.

A metástase é definida popularmente como “o câncer que espalhou pelo corpo”.

ANÚNCIOS

A jornalista passou por uma cirurgia para a retirada do tumor, contudo, nas últimas semanas o tratamento contra o câncer deixou de fazer efeito, o que levou Glória Maria à morte.

Como acontece a metástase como a de Glória Maria?

A neurologista Jane Lúcia Machado afirmou que o tumor cerebral pode ser originado em outro órgão do organismo, ou seja, o câncer entra em metástase e atinge cérebro.

“Existem cânceres de outros órgãos, à exemplo dos pulmonares, em que as células migram de seus lugares de origem através da corrente sanguínea e se instalam no cérebro. Ali, elas se multiplicam, formando um tumor chamado metástase ou secundário”, afirma Jane Lúcia.

Principais sintomas do câncer de pulmão:

ANÚNCIOS
  • Falta de ar;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Fadiga extrema;
  • Dificuldade para respirar;
  • Rouquidão;
  • Sangue no catarro;
  • Perda de apetite;
  • Dor nas costas e no tórax.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.