Saúde

Câncer de Ovário: fiquem atentas aos 10 primeiros sinais

Mulheres fiquem atentas a estes sinais que podem indicar essa grave doença.

O câncer de ovário é uma das doenças que matam milhões de mulheres no mundo todo.

PUBLICIDADE

O que torna mais perigoso este tipo de câncer é que ele não traz alardes, vai se desenvolvendo lentamente pelo organismo, por isso é conhecido como o “assassino silencioso”. Devido a este fato é extremamente importante que todas as mulheres façam os exames preventivos regularmente.

Quando o diagnóstico é feito no início da doença há grandes possibilidades de evitar que a doença se alastre, mas infelizmente a maioria das mulheres, cerca de 80 por cento, só descobre esta moléstia quando já está num estágio avançado.

PUBLICIDADE

Pensando nesta alarmante estatística, vamos apresentar aqui os dez sinais mais frequentes associados a este tipo de câncer e que, portanto, não devem ser ignorados pelas mulheres. Fiquem atentas e caso apresente um ou mais sinais, procurar imediatamente uma consulta médica para que seu caso seja avaliado.

Veja quais são:

1 – Ciclos menstruais irregulares

PUBLICIDADE

De acordo com pesquisas mulheres que estão na faixa de 55 anos de idade tem mais possibilidades de desenvolver o câncer de ovário. Porém não só o critério idade é determinante, então as mulheres mais jovens também podem ser acometidas por este mal, inclusive meninas que ainda nem tiveram o primeiro ciclo menstrual.

Observando qualquer irregularidade em seu ciclo, procure um médico para avaliar o que está acontecendo com seu organismo.

2 – Dores nas costas com frequência

Observe, caso não seja resultado de problemas de osteoporose e articulações, é recomendado procurar um médico, uma vez que pode sim ser um sinal de câncer no ovário.

PUBLICIDADE

3 – Cansaço frequente

Associado com náuseas, tonturas, falta de apetite e indisposição que não passam, são sinais e sintomas relacionados a este tipo de câncer.

A maioria das mulheres apresentam pelo menos um destes sintomas antes de serem diagnosticadas com a doença.

4 – Dor abdominal e nos ossos da bacia

Caso apresente dores frequentes nestes locais, não ignore, pois são também sintomas do câncer de ovário.

5 – Sensação de gases

Podem ser confundidos com outros sintomas digestivos, mas a persistência deste sintoma pode ser indicativo do câncer.

6 – Emagrecimento

Devido a episódios constantes de vômitos e náuseas.

7 – Inchaço estomacal

Caso sua barriga fique inchada com aparência de gravidez, consulte imediatamente um médico.

8 – Dor durante o ato íntimo

De acordo com a publicação da revista Medical News Today, sentir dores durante a relação amorosa é um dos primeiros sintomas que são percebidos quando se está com câncer no ovário.

Observe também se está tendo aumento da necessidade de urinar, associado com uma forte pressão na região pélvica. Caso apresentar estes sintomas não deixe de consultar com um médico.

9 – Prisão de ventre

O sistema digestivo é particularmente afetado neste tipo de câncer, principalmente no estágio inicial da doença, o que acarreta dores no estômago, perda de apetite, gases, dificuldade na digestão de alimentos.

10 – Queda de cabelo ou crescimento excessivo de pelos

Apesar de não ser um sintoma comum de câncer de ovário, não deve ser ignorado.

MAS ATENÇÃO:

  • Importante ressaltar que muitos destes sintomas listados neste post também podem ser apresentados em decorrência de outras doenças, assim é importante avaliar sempre junto com um profissional de saúde, caso apresente um ou mais sinais.