Nos últimos dias, moradores da cidade de São Paulo foram surpreendidos pelas fortes chuvas em algumas regiões. Nas redes sociais, relatos e imagens circularam sobre os momentos de pânico.
Na última quarta-feira (30/01), um desses relatos ganhou força depois da divulgação das imagens flagradas pelas câmeras corporais de dois PMs. As cenas aconteceram no último dia 24.
No dia em questão, uma sexta-feira, a cidade de São Paulo registrou o terceiro maior temporal de sua história. O volume de chuva foi muito maior que o esperado e ilhou passageiros no metrô Jardim São Paulo – Ayrton Senna.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram que o local ficou tomado de água e dezenas de passageiros foram pegos de surpresa. Além de ter atingido altura acima dos joelhos dos pacientes, a água também estava agitada e a correnteza dificultou a mobilidade de muita gente.
Foi nesse cenário que policiais da PM-SP entraram em ação para garantir a retirada dos passageiros. Algumas pessoas estavam com dificuldade de sair do local, por diferentes razões, e contaram com a ajuda dos agentes.
O vídeo, divulgado pela PM, mostra os agentes entrando no metrô e agindo com tranquilidade para retirar as pessoas que haviam ficado ilhadas. Durante a ação, os agentes contam ainda com ajuda de outros civis.
A ação dos policias foi filmada pelas câmeras corporais e depois foram divulgadas pela PM. Na web, a ação dos policiais foi elogiada por internautas, que reconheceram o trabalho duro dos agentes.
Para os próximos dias, algumas regiões do Brasil estão sob alerta de fortes chuvas. É importante estar atento aos alertas locais, da Defesa Civil, e também seguir as recomendações de segurança. Em situação de alagamento, não tente encarar a água e procure se abrigar em um local seguro.