Saúde

Cálculos biliares: como destruí-los e expulsá-los de forma natural

Cálculo biliar ou pedra na vesícula como é popularmente conhecido, é uma patologia que merece total atenção, principalmente das mulheres, já que ele tende a se formar nelas.

Os cálculos biliares (pedra na vesícula), são depósitos endurecidos que são formados a partir da bílis, que é encontrada na vesícula biliar.

PUBLICIDADE

A bile, produzida pelo fígado, é depositada na vesícula biliar antes de ser liberada no intestino delgado. Uma vez formados, os cálculos biliares podem crescer, encolher ou manter o mesmo tamanho por muitos anos.

Condições como obesidade, diabetes, doenças do fígado, doenças do trato digestivo e algumas formas de anemia podem promover o aparecimento de pedras. A presença prolongada de cálculos biliares pode aumentar o risco de câncer de vesícula biliar.

PUBLICIDADE

Existem dois tipos de cálculo biliar:

1. Cálculo biliar provocado pelo colesterol, esse é o mais comum, de cor amarelada, é reflexo do colesterol não dissolvido, que acumulado, gera essa pedra biliar.

PUBLICIDADE

2. Cálculo biliar pigmentado, geralmente são marrons ou pretos, não é tão comum porque sua formação ocorre quando o corpo produz a bilirrubina, que se trata de um composto produzido no momento em que o corpo quebra as hemácias do sangue.