Na última sexta-feira (21/02), um acidente trágico resultou na morte de 12 estudantes universitários na Rodovia Waldir Canevari (SP). Um ônibus acabou saindo da pista depois de se chocar com uma carreta.
O ônibus atendia moradores do município de São Joaquim da Barra, que voltavam para casa depois das aulas na Universidade de Franca (Unifran). O ônibus foi atingido na lateral, causando a morte de 12 passageiros, todos estudantes.
O motorista da carreta é apontado como responsável pelo acidente. Evandro Rogério Leite foi socorrido e levado ao hospital, onde foi internado e permanece sob escolta policial. Assim que for liberado pelos médicos, ele deve ser preso.
Segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo, o motorista deve responder por homicídio. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária de São Joaquim da Barra e a Polícia Técnica-Científica foi acionada.
Um video que circula nas redes sociais mostra o momento em que Evandro foi detido. No vídeo, ele aparece sentado, com sangue no braço, camiseta e testa. Questionado sobre o acidente, ele afirma que perdeu o controle da carreta depois de desviar de um buraco.
“Passei no buraco e saí fora [da pista]. [O caminhão] voltou e pegou o ônibus”, disse. Ele então é perguntado sobre a velocidade em que estava, ao que respondeu afirmando que estava a “40, 60 quilômetros” por hora.
Evandro, de 51 anos, também afirmou que estava sem carga na carreta no momento do acidente. Ele seguia para Patrocínio, em Minas Gerais, e havia partido de Ouro Verde, em São Paulo.
O homem fugiu do local do acidente após a colisão e se escondeu em um canavial. Depois de acionar seu advogado, ele retornou e se entregou às autoridades. Antes de ser preso, ele foi levado a Santa Casa de Misericórdia de Franca.