De forma recente, a emissora Globo foi condenada a pagar 20 mil reais de danos morais a um ex-assistente de direção, após ter exibido, sem autorização, seus dados pessoais durante uma edição do programa ‘Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga.
No momento, a decisão aina cabe recurso, conforme divulgado por canais de comunicação. Em meados de novembro do ano passado, Braga, anunciou no seu programa que viajaria com o personagem ‘Louro Mané’ para Dubai.
E para ilustrar a brincadeira, foi exibido um passaporte, que, suspotamente, seria cenográfico. Contudo, o documento continha o nome e os números reais do passaporte do ex-funcionário que trabalhou na emissora por cerca de sete anos.
O autor do processo afirmou ter tomado conhecimento do incidente através de um amigo. Ele alegou que a exposição de seus dados atingiu milhões de pessoas, causando danos à sua imagem e privacidade.
A emissora alegou que o documento era fictício e visava apenas compor o humorístico quadro do programa. “A Globo repudia qualquer forma de vazamento de dados, mas não pode admitir que um simples quadro de humor proporcione tamanha repercussão negativa”, disseram.
O juiz André Augusto Salvador Bezerra considerou que, independentemente da intenção, a exposição dos dados configurou uma violação à imagem do funcionário, o que justifica a indenização.
Além do pagamento de R$ 20 mil, a emissora foi intimada a excluir o conteúdo do episódio em até 10 dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Com isso, uma brincadeira de Braga causou prejuízo para a emissora.