Notícias

Brasil tem chegada de ciclone extratropical e previsão de temperaturas abaixo de 0; há aviso de potencial perigo para região

ANÚNCIOS

Mais detalhes sobre a chegada de um ciclone extratropical no país e que deverá afetar certa região.

ANÚNCIOS

O Brasil irá enfrentar condições climáticas extremas em breve, que irá afetar principalmente o Rio Grande do Sul. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), chuvas intensas irão atingir a região e há um aviso de perigo potencial.

Uma boa parte do estado será afetada e especialistas apontam para um complexo cenário para a última semana de maio na Região Sul do Brasil. O período será marcado pela presença de ar quente e úmido em altitude, seguido pela chegada de uma frente fria.

ANÚNCIOS

Além disso, há a chegada de um ciclone extratropical. No momento, O RS é o estado onde a previsão de precipitação é mais elevada.. As áreas do oeste, centro e sul do estado devem registrar maior instabilidade.

Uma frente fria está se aproximando, prometendo trazer chuva para o oeste e o sul gaúcho. A expectativa é que, até o final do dia, todas as regiões registrem precipitação, com risco de temporais isolados.

A quarta-feira, dia 28 de maio, começará com instabilidade generalizada, incluindo a possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento que podem variar de fortes a intensas em muitas cidades gaúchas.

Há, inclusive, a chance de que temporais severos e com potencial de danos sejam registrados. No entanto, o cenário deve mudar com o avanço de uma potente massa de ar polar, que trará melhoria no tempo em todo o estado ao longo do dia.

Há um consenso entre os modelos meteorológicos de que os maiores volumes de chuva serão observados no oeste do Rio Grande do Sul, com acumulados que podem variar de 100 mm a 200 mm.

ANÚNCIOS

Uma área de baixa pressão atmosférica tem potencial para formar um ciclone extratropical sobre o Atlântico, a leste ou sudeste do Rio Grande do Sul, na quinta-feira.

Este fenômeno impulsionará ar mais frio e seco para partes do Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, o que provocará uma queda acentuada nas temperaturas no estado gaúcho.

Previsões apontam que algumas localidades gaúchas poderão registrar temperaturas abaixo de zero com o avanço da massa de ar frio mais intensa do ano até o momento.

O Inmet inclusive sugere a possibilidade de neve em pontos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O ciclone deve se afastar no penúltimo dia de maio, garantindo o predomínio do sol no Rio Grande do Sul, apesar das mínimas bastante baixas.

O último final de semana do mês pode ter marcas entre -3°C e -5°C em áreas de maior altitude em ambos os estados da Região Sul brasileira, assim registrando uma temperatura negativa.

Sobre o Autor

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.