O confronto entre o Estado de Israel e o Hamas segue causando grandes repercussões e consequências. O Brasil tem realizado uma operação histórica para repatriar cidadãos que estão em zona de guerra.
Os primeiros a serem retirados foram brasileiros no território de Israel, onde o embarque era facilitado. Depois, o governo começou as negociações para retirada de brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
Esse grupo, que reúne algumas dezenas de brasileiros, é o mais delicado. Todo o território de Gaza esta sitiado, já que nenhuma fronteira foi aberta para a saída segura dos refugiados. Isso atinge também a população brasileira que esta no local.
Na última quarta-feira (01/11), o Brasil prosseguiu com a repatriação de brasileiros. Dessa vez, um grupo de 32 cidadãos brasileiros foi retirado da Cisjordânia, que esta na região afetada.
Antes de chegar ao Brasil, o avião deve fazer duas paradas estratégias, uma na Itália e uma na Espanha. Depois disso, a aeronave deve pousar em território brasileiro, na Base Aérea de Brasília.
No total, o grupo repatriado se divide entre brasileiros das seguintes regiões: Foz do Iguaçu (8 pessoas), São Paulo (5), Florianópolis (4), Recife (3), Rio de Janeiro (3), Fortaleza (3), Curitiba (2), Goiânia (2), Brasília (2) e Porto Alegre (1).
O governo confirmou que cerca de 2 mil brasileiros pediram repatriação. As viagens devem continuar, conforme o Brasil tem tratado como prioridade a repatriação de cidadãos em zona de conflito.