O ex-presidente Bolsonaro foi intimado, nesta quarta-feira (23/04), sobre o processo em que é réu por suposta tentativa de golpe de estado. A informação poderia ser só mais uma, mas tem gerado polêmica nas redes sociais.
Bolsonaro foi intimado por um oficial de Justiça enquanto esta internado na UTI do Hospital DF Star. A decisão do Supremo Tribunal Federal, de intimar o ex-presidente durante internação hospitalar, tem causado rebuliço.
A intimação é um estágio protocolar de um processo e significa que Bolsonaro foi formalmente informado de que é alvo de um processo. Dessa forma, não há novidade no processo exatamente, mas trata-se de um estágio burocrático do processo.
Ainda assim, a intimação causou revolta entre apoiadores do ex-presidente. O momento da intimação foi gravado e divulgado nas redes sociais, e mostra o ex-presidente bastante agitado.
Durante o vídeo, filmado por acompanhantes de Bolsonaro, o ex-presidente chega a discutir com a oficial de Justiça que cumpriu a intimação. “Tentativa de golpe? Sem arma, sem tropa, sem dinheiro, num domingo? É um crime que estão fazendo contra a Democracia brasileira”, diz.
Depois de argumentar, sem muita resposta da oficial de Justiça, Bolsonaro tenta se acalmar. “A senhora não tem culpa de nada, me desculpe a senhora”, se retratou o ex-presidente.
Enquanto era intimado, uma pessoa que estava na sala chega a se manifestar e alertar ao ex-presidente sobre um aumento de sua pressão arterial. “A pressão subiu bastante”, diz a pessoa, ao que Bolsonaro responde com “por favor”.
Bolsonaro é réu em um processo por tentativa de golpe de estado. Segundo investigação da PF, Bolsonaro não apenas sabia da articulação da trama golpista, como também teria desempenhado um papel de liderança em tal articulação. O ex-presidente nega as acusações.