O ex-presidente Jair Bolsonaro tem se esforçado por uma articulação para se manter vivo para as eleições de 2026. Embora esteja inelegível, Bolsonaro tem repetido diversas vezes que vai se candidatar para a presidência.
Ao longo dos últimos meses, a direita brasileira tem sido confrontada com a decisão para o ano de 2026. Alguns analistas acreditam que outros nomes surgiram, apesar dos esforços de Bolsonaro em se manter na liderança.
Apesar disso, o ex-presidente parece confiante de que vai conseguir reverter a inelegibilidade. Em discurso repetido em algumas ocasiões, Bolsonaro afirmou que é alvo de “perseguição” e que a inelegibilidade é uma “injustiça”.
Em entrevista à Veja, Bolsonaro afirmou que tem caminhos para tentar reverter a situação. O ex-presidente deu a entender que acredita que tem a opinião pública ao seu lado, o que seria um fator relevante, em sua opinião.
“Depois, as alternativas são o Parlamento, uma ação no STF, esperar o último momento para registrar a candidatura e o TSE que decida. Não sou otimista, sou realista, estou preparado para qualquer coisa”, afirmou o ex-presidente.
Bolsonaro esta inelegível até 2030, por decisão do TSE. Na ocasião, Bolsonaro foi condenado por usar canais públicos para atacar a urna eletrônica e o sistema eleitoral brasileiro, sem apresentar prova de suas acusações.
As declarações foram feitas em reunião com embaixadores, que foi transmitida pela TV Brasil há apenas 3 meses das eleições. O caso gerou grande polêmica na época e rendeu uma condenação.