Notícias

Avião sofre ‘extração de pista’, explode em praia de Ubatuba e faz várias vítimas, inclusive em solo, uma morte é confimrada – VÍDEOS

ANÚNCIOS

Além dos ocupantes do avião, pessoas que estavam no local também foram atingidas.

ANÚNCIOS

Um grave acidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte resultou na morte do piloto e deixou sete pessoas feridas na orla da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

O acidente ocorreu durante uma tentativa de pouso no Aeroporto Municipal da cidade em condições climáticas adversas, com chuva e pista molhada. A aeronave, um modelo Cessna Aircraft 525 fabricado em 2008, havia decolado do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás.

ANÚNCIOS

Durante o pouso, ultrapassou os limites da pista, atravessou a rua Guarani e foi parar na água. Segundo a Rede Voa, concessionária do aeroporto de Ubatuba, a situação meteorológica no momento era desfavorável para operações seguras.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave sofreu uma extração de pista, quando o avião sai da superfície do aeródromo durante pouso ou decolagem. A capitã Karoline Magalhães relatou que o impacto foi intenso, seguido por um incêndio que gerou chamas altas e muita fumaça preta.

O piloto, preso às ferragens, não resistiu. Outras quatro pessoas que estavam a bordo sofreram ferimentos, além de três pedestres que estavam na pista de skate próxima ao local.

ANÚNCIOS

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Segurança atuaram na retirada das vítimas e no isolamento da área. Uma das testemunhas, Daniele Faleiros, descreveu o momento do acidente:“A gente escutou o barulho da aterrissagem, que era forte e alto, até me chamou a pessoa e falou que deve ser aviãozinho maior e logo em seguida as chamas muito altas, justamente em frente à praia, na direção da pista de skate e muita fumaça preta, muita fumaça preta. Depois de uns minutos já começamos a escutar sirenes”.

A aeronave tinha capacidade para sete passageiros e dois pilotos. Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sua situação de aeronavegabilidade era regular, mas sua operação para táxi aéreo era negada.

As causas do acidente estão sendo investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O episódio destaca os desafios da aviação em condições climáticas adversas e a importância da manutenção rigorosa das normas de segurança.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.