Um acidente aéreo envolvendo um avião de pequeno porte deixou o piloto morto e outras sete pessoas feridas na manhã desta quinta-feira (9), na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. A aeronave, modelo Cessna 525, com matrícula PR-GFS, pertencia à influente família Fries, reconhecida no agronegócio em Goiás.
O acidente
O avião havia decolado do Aeroporto Municipal de Mineiros, Goiás, e tentava pousar em Ubatuba sob condições meteorológicas adversas, com chuva e pista molhada, segundo a concessionária Rede Voa, que administra o aeroporto local.
Durante a tentativa de aterrissagem, a aeronave ultrapassou os limites da pista, atravessou uma rua que margeia a praia e explodiu na faixa de areia. Vídeos gravados por testemunhas mostram a aeronave em alta velocidade antes de atingir o solo e ser consumida pelas chamas.
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas rapidamente, utilizando cinco viaturas e 12 profissionais para o resgate e atendimento às vítimas em solo e as que estavam na aeronave.
Avião caiu em Ubatuba, no litoral de São Paulo, e câmeras de monitoramento flagraram o momento em que a aeronave perdeu altitude, atravessou uma avenida e, possivelmente, atingiu um veículo antes de explodir e cair na área de praia. pic.twitter.com/ohFYI507nS
— PumucklBrasil (@Mancheteplay) January 9, 2025
Vítimas
De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, cinco pessoas estavam a bordo: o piloto, que não resistiu, dois adultos e duas crianças, todos resgatados com vida e encaminhados para atendimento médico. Além disso, três pedestres que estavam em uma pista de skate próxima ao local da explosão também ficaram feridos e foram socorridos.
O estado de saúde das vítimas ainda não foi divulgado. O piloto da aeronave que não resistiu ao acidente foi identificado como Paulo Seghetto. Não há informações sobre horário e data para a liberação do corpo.
A família Fries e a aeronave
A aeronave pertencia à família Fries, proprietária de terras em Goiás, onde desenvolvem a produção de soja e projetos ambientais, incluindo o replantio de mais de 2 milhões de árvores nativas. É na fazenda da família que nasce o Rio Araguaia, uma das principais bacias hidrográficas do Brasil. Entre os proprietários registrados da aeronave estão Nelvo Fries, Maria Gertrude Fries, Mireylle Fries, Celso Fries, Leyna Fries e Crystopher Fries.
Fabricado em 2008, o modelo Cessna 525 tinha capacidade para sete passageiros e dois pilotos. Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava com sua situação de aeronavegabilidade regular, mas não tinha autorização para operar como táxi aéreo.
Investigações
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para apurar as causas do acidente. As investigações iniciais incluem a análise de dados, preservação de elementos do local e verificação dos danos na aeronave.