Saúde

Aprenda como aliviar a dor ciática usando uma simples bola de tênis

A inflamação do nervo ciático provoca dores intensas podendo inclusive comprometer a coluna vertebral, atividades físicas, exercícios e fisioterapia podem ajudar muito a aliviar a dor e viver melhor.

ANÚNCIOS

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, formado por vários terminações nervosas ligadas a coluna vertebral e, quando inflama, gera uma dor muito intensa, desagradável. As vezes, é difícil de ser suportada. Ela vem acompanhada de sintomas como dormência, formigamento, pontadas e choques elétricos, dificuldades em manter a coluna reta, dores intensas nas pernas e outros.

Ele é responsável por controlar as articulações do quadril, joelhos e tornozelos, além dos músculos das pernas e pés. As causas mais comuns de inflamação do nervo ciático, são hérnia de disco, estreitamento do canal medular ou doença degenerativa do disco.

Para tratar a dor ciática, é necessário, portanto, voltar à causa, e é por isso que é necessário consultar um médico quando os primeiros sintomas aparecem. Abaixo, você encontra algumas dicas de como obter alívio da dor ciática usando uma bola de tênis.

Importante lembrar que esse tipo de inflamação precisa de acompanhamento médico, as dicas abaixo ajudam a aliviar a dor, mas não resolvem o problema por completo.

ANÚNCIOS
  • Deite-se no chão e coloque a bola sob o músculo glúteo, no mesmo local onde você sente a dor.
  • Levante a perna para que os braços e as costas sejam o seu apoio no chão.
  • Deslize o glúteo doloroso na bola de tênis, seguindo movimentos lentos, mas firmes.
  • Se você sentir a dor em um ponto específico, faça uma pausa por alguns segundos, mantendo a bola exatamente nesse ponto, e espere a dor passar e, em seguida, retome todo o músculo.

\n\nPara diagnosticar se o nervo ciático realmente está inflamado, é necessário passar por um ortopedista, somente ele terá condições de avaliar a situação e prescrever um tratamento mais adequado para o caso.

O tratamento para nervo ciático é feito com remédios, massagens, fisioterapia e atividades físicas. Caminhar é uma boa opção para reabilitar o nervo e melhorar as dores na coluna. Na alimentação recomenda-se consumir alimentos com propriedades anti-inflamatórias, eles também ajudam no controle da dor.

A pessoa afetada com essa patologia pode também optar por tratamentos alternativos, à base de chás, pomadas de ervas anti-inflamatórias, compressas e outros.

Sobre o Autor