Medalhista de bronze em Paris, Alisson dos Santos precisou lidar com críticas nas redes sociais após o resultado da prova de 400 metros com barreira. O brasileiro, que chegou a ser desacreditado, superou favoritos e garantiu a medalha.
Apesar disso, o resultado deixou parte do público incomodada. Alisson, que é conhecido carinhosamente como Piu, era uma esperança de ouro para muitos brasileiros. O corredor, no entanto, mostrou maturidade para lidar com as críticas.
“Eu dei uma desligada da rede social, porque as pessoas falam muita bosta. Não sabem o que. Tem muita gente que está comendo batata atrás do sofá, que não consegue correr dez metros que vai ter um infarto, e fica falando merda da gente”, disparou.
Piu tinha conquistado a mesma medalha de bronze em Tóquio, nas Olimpíadas que ocorreram em 2021. O corredor reforçou que se manter na elite do esporte não é uma tarefa tão simples quanto parece, exigindo muito esforço e dedicação por parte dos atletas.
O corredor pediu para que o público tenha alguma autocrítica antes de atacar os atletas por seu rendimento nas Olimpíadas. Piu lembrou que, mesmo sem ganhar medalhas, ainda se trata da elite do esporte.
Piu não é o primeiro atleta a desabafar após receber críticas e ataques nas redes sociais. Atletas gigantescos, como Simone Biles e Michael Phelps, já falaram sobre os efeitos que esse tipo de pressão pode gerar, do ponto de vista mental-emocional.