José Luiz Datena, considerado um dos principais nomes do jornalista brasileiro, encerrou de forma recente sua parceria com a emissora Band, após mais de duas décadas de uma carreira bastante consolidada na emissora.
Datena iniciou sua trajetória em meados de 1996, atuando como locutor esportivo, e em meados de 2003, assumiu o comando do programa ‘Brasil Urgente’, que se consagrou no meio do jornalismo policial.
Durante sua trajetória, também esteve à frente de atrações como No Coração do Brasil e Manhã Bandeirantes, além de realizar coberturas esportivas de destaque.
Fim do contrato
A Band anunciou o término da parceria através de uma nota oficial que foi divulgada, alegando que a situação teria ocorrido de comum acordo. Eles também elogiaram o trabalho do comunicador.
“Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento”, disseram, ainda declarando que possuem um enorme carinho por ele.
Lembrando que o apresentador se envolveu em uma polêmica candidatura ao cargo de prefeito de São Paulo, marcada por um episódio de agressão física contra o adversário Pablo Marçal.
É dito que a Band inicialmente cogitou redirecionar Datena para o entretenimento, com uma redução salarial, mas a solução não teria prosperado, sendo assim, foi anunciado o fim de seu contrato.
Salário e trajetória
Datena teve seu salário estimado em R$ 600 mil mensais na Band, embora, em períodos anteriores, tenha recebido mais de R$ 1 milhão por mês. Os valores chamam atenção.
Em 2024, ao cogitar uma nova candidatura política, o apresentador sugeriu uma redução salarial de 70% para evitar especulações sobre o uso da política em benefício contratual.