O ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, se encontra internado há cerca de duas semanas em uma unidade de saúde, localizada em Brasília. Recentemente, uma atualização foi feita sobre o seu estado atual.
Através de uma publicação nas redes sociais, ele afirmou que se encontra em “recuperação progressiva”, que está clinicamente estável e sem dores, mas que ainda enfrenta desafios como gastroparesia e soluços persistentes.
Diante disso, ele se pronunciou e reclamou dos soluços que o abalam neste momento delicado: “Ainda persisto com sinais de gastroparesia (retardo no esvaziamento do estômago) e soluços que tiram qualquer ser humano do sério“, declarou.
Em relação ao seu quadro atual, Bolsonaro está passando por um processo de reintrodução alimentar, recebendo água, chá e gelatina por via oral, de forma limitada, após quinze horas de nutrição exclusivamente via intravenosa.
A decisão foi tomada após sinais inicias de movimentos intestinais espontâneos, mas sua dieta ainda é cautelosa para evitar uma sobrecarga em seu sistema digestivo.
Bolsonaro passou por uma cirurgia que durou doze horas no dia 13 de abril e que tinha o objetivo de tratar aderências intestinais, que são sequelas de uma facada que ele sofreu em meados de 2018.
No momento, ele continua sem previsão de alta, e o seu médico, o cirurgião Cláudio Birolini, reforça que a recuperação total pode levar de 2 a 3 meses, sendo necessário restrições e atividades físicas intensas.
As visitas ao ex-presidente se encontram restritas, com apenas os seus familiares mais próximos podendo o visitar. A medida é necessária para evitar que infecções atingam Bolsonaro e o seu quadro de saúde geral piore.
Com sua atual situação, os seus aliadores e apoiadores seguem em orações para que Bolsonaro consiga se recuperar e retorne o mais rápido possível para sua agenda de compromissos.