O falecimento do Papa Francisco ocorreu no dia 21 de abril, e desde então, diversas teorias espirituais e que envolvem o misticismo começaram a circular nas redes sociais e em grupos religiosos.
Dentre elas, uma das que mais chamou atenção envolve um relato da palestrante espírita Mayse Braga, que menciona uma experiência espiritual vivida por Divaldo Franco, um importante médium brasileiro que também não resistiu recentemente, aos 98 anos de idade.
Segundo o relato dela, Divaldo afirmou ter recebido, por meio de sua mentora espiritual, Joanna de Ângelis, uma revelação especial: Jesus Cristo teria convocado 200 espíritos altamente evoluídos para retornarem à Terra com a missão de impulsionar a humanidade.
Em certas religiões, espíritos altamente evoluídos são aqueles que já superaram a necessidade de reencarnação, e que agora, estariam sendo chamados para impulsionarem o progresso espiritual da humanidade.
De acordo com o relato, esses espíritos estariam espalhados principalmente pelo continente europeu. A função desses seres seria ajudar a promover uma profunda transformação espiritual e moral no planeta.
Divaldo, apesar de ter divulgado a existência desse grupo especial, declarou que jamais acreditaria ter contato direto com algum deles. No entanto, em 2015, ele foi convidado pelo Vaticano para um encontro com o Papa Francisco.
Na ocasião, durante o cumprimento formal, o pontífice teria segurado sua mão de forma prolongada e o encarado intensamente, sem dizer uma palavra.
Naquele instante, Divaldo afirmou ter visto, espiritualmente, as presenças de Francisco de Assis, Santa Clara e sua própria mentora, Joanna de Ângelis, ao lado do papa. Foi então que Joanna teria lhe revelado: “Ele é um dos 200.”
Ainda de acordo com essa visão do espiritualista, foi dito que o próprio Francisco de Assis retornaria à Terra, atendendo a um pedido direto feito por Jesus.
O santo, que é venerado como um símbolo de simplicidade, paz a e amor aos animais, não reencarnaria desde o século XIII, e o seu retorno indicaria um novo ciclo de renovação para toda a humanidade.