Saúde

Alterações na cor das unhas: Nunca ignore estes sinais que podem indicar sua saúde comprometida

Cuide bem da sua saúde!

ANÚNCIOS

As unhas podem ser uma janela para a saúde geral do corpo e suas alterações de cor podem ajudar na identificação de doenças subjacentes. A cor das unhas pode variar de acordo com a condição da unha ou até mesmo ser influenciada por fatores externos, como cosméticos e medicamentos. Aqui estão algumas doenças comuns que podem ser identificadas pela alteração na cor das unhas:

Unhas esbranquiçadas: Unhas esbranquiçadas podem ser um sinal de anemia, deficiência de zinco, doença hepática ou renal, ou até mesmo uma infecção fúngica.

Unhas amarelas ou com manchas amareladas: Unhas amarelas ou com manchas amareladas podem ser um sinal de infecção fúngica, tabagismo, psoríase, doenças da tireóide, diabetes ou problemas respiratórios.\n\nUnhas azuladas: Unhas azuladas podem ser um sinal de problemas respiratórios, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bem como problemas cardíacos ou circulatórios.

Unhas arroxeadas: Unhas arroxeadas podem ser um sinal de lesões ou traumas na unha, infecções bacterianas ou fúngicas, problemas de coagulação do sangue, ou mesmo um sintoma de doenças autoimunes, como lúpus.

Unhas avermelhadas: Unhas avermelhadas podem ser um sinal de uma infecção bacteriana ou fúngica, psoríase, dermatite de contato ou até mesmo um sinal de deficiência de vitamina B12.\n\nLinhas escuras (preta, cinza ou marrom): Linhas escuras nas unhas podem ser um sinal de melanoma, um tipo de câncer de pele. É importante procurar um dermatologista para avaliar qualquer mudança de cor na unha.

ANÚNCIOS

Unhas esverdeadas: Unhas esverdeadas podem ser um sinal de infecção bacteriana. Isso pode ocorrer após uma lesão na unha ou depois de retirar unhas postiças. É importante tratar rapidamente para evitar que a infecção se espalhe.

Em conclusão, as unhas podem ser um indicador importante da saúde geral do corpo e é importante estar atento a qualquer mudança de cor nas unhas. Se você notar qualquer mudança ou desconforto nas unhas, é importante consultar um médico ou dermatologista para avaliar a condição e prescrever o tratamento adequado.

Sobre o Autor

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.