Nesta última sexta-feira, dia 4 de abril, diversas regiões do Brasil estão sob alerta para a ocorrência de eventos climáticos extremos. De acordo com o aviso emitido, por canais de comunicação, há risco elevado de enchentes, alagamentos inudanções e deslizamentos.
Os alertas servem para várias partes do país, e por este motivo, é necessário ficar atento. Na região de São Paulo, áreas intermediárias, incluindo Baixada Santista e Litoral Norte, assimo como São José dos Campos, estão entre as mais vulneráveis a episódios de chuvas intensas.
A previsão é que as chuvas possam ultrapassar 100mm por dia, conforme um alerta vermelho emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As condições são semelhantes da região de Rio de Janeiro, onde a capital e Petrópolis enfrentam risco elevado.
Em Minas Gerais, também há cidades sob alertas, como Juiz de Fora e Pouso Alegre, com o risco sendo considerado relativamente moderado. Outras localidades que apresentam risco são o Espírito Santo e Rio de Janeiro.
No Nordeste, há risco para áreas como São Luís, no Maranhão, e Forteleza, no Ceará, também enfrentam possibilidades de fortes pancadas de chuva, que podem gerar alagamentos e enxurradas.
No Sudeste, a combinação de revelo acidentado e chuvas intensas coloca em risco diversas regiões do RJ, de SP, e São José dos Campos, o que aumenta as chances de deslizamentos e quedas de barreiras.
O Inmet orienta que os moradores das cidades afetadas redobrem seus cuidos, monitorando as condições das encostas, desligando aparelhos elétricos e protegendo os seus pertences.
Enquanto o alerta é emitido para os moradores, as autoridades seguem se preparando para possíveis problemas e mais detalhes devem ser expostos em breve, conforme o andamento da situação. Fique atento aos alertas que são emitidos pelos canais de comunicação.

